Slide # 2

»

Slide # 2

»

quinta-feira, 15 de março de 2012


No dia 14 de março, quando se comemora o cinquentenário da fundação da cidade de Governador Mangabeira, rendemos homenagem, singela porém sincera, à nossa querida cidade, àqueles que a edificaram e a todos os que nela nasceram ou que nela vivem. Para isso, usamos poemas de Antônio Frederico de Castro Alves, o nosso querido Castro Alves, que também homenageamos neste dia. 

Celine Fernandes, vestida de Eugênia Câmara,
recita O Gondoleiro do Amor
A cidade tem em sua identidade a tranquilidade e simplicidade, características presentes em comunidades do interior. O índice de violência, comparado a cidades maiores, é muito baixo, quase inexistente. Um lugar onde a maioria das pessoas morre de velhice, depois de terem vivido os últimos dias de sua vida em um lugar sossegado. Governador Mangabeira, cidade pequena e de gente hospitaleira... onde todos se conhecem e vivem em harmonia... Chega a ser romântica como o Gondoleiro do amor...

Grato Oásis do viajante, Terra de lindo Primores, Tu és sultana da flores, Bela filha do sertão. Ai no regaço ameno, o lasso e triste romeiro, se esquece do amor primeiro, pois te dá seu coração. E assim, como no poema, nascia o Arraial que se transformaria em vila e depois cidade.
Valdiney dos Santos, surpreendeu o público
ao recitar Ode ao dous de Julho
Pertencente ao município de São Félix e posteriormente Muritiba, primeiro um pequeno arraial, depois Vila Cabeças quando servia de passagem para os tropeiros de viagem para Cachoeira na época da independência da Bahia, acredita-se que Governador Mangabeira também deu a sua contribuição para este ato histórico. Porém a pequena vila notou seu potencial e também queria ter a sua história de libertação!

Como bem diz a letra do nosso hino municipal, escrito por Nalinaldo Mello e Adilson Cruz: Fostes Cabeças no passado, Riqueza no tabaco e pecuária também, vários coronéis fizeram de ti Refém! Hoje tu és diferente: tens um solo onde planta tudo dá. E de Cabeças tu tens a mente, de um povo que quer te libertar!

Jhon Gonçalves recita
"Meu Segredo"
Com a evolução dos tempos, os filhos da Vila Cabeças, sonhando com a sua emancipação, desejaram separar a sua vila do município de Muritiba. Desejavam também trocar o seu nome inexpressivo e de triste origem. Os filhos eram muitos e não podiam mais guardar o seu desejo como num segredo.
De acordo com o Diário Oficial de 15 de março de 1962, com a sanção da lei n° 1.639 de 14 de março de 1962, pelo então Governador General Juracy Montenegro Magalhães, estava criado o município com o nome do ilustre baiano Governador Mangabeira.

Não possuímos estruturas de cidade grande, porém temos outros valores que cidades maiores às vezes perdem em meio ao seu trânsito frenético e ritmo acelerado, como o ilustre poeta Castro Alves bem poetizou:

“Que importa por longas terras
Se ostentem mil maravilhas?
Paris, Nápoles, Servilha,
Não têm os atrativos teus.
Em vez de luxo – tem flores,
Em vez de sedas – perfumes,
Em vez de bailes, os lumes
Das estrelinhas do céu”.

PARABÉNS GOVERNADOR MANGABEIRA PELOS SEUS 50 ANOS!
NÓS FAZEMOS PARTE DESSA HISTÓRIA!

0 comentários: