Slide # 2

»

Slide # 2

»


 Conheça o Utopia Festival de Teatro 

O Grupo Teatral Frutos da Utopia estará realizando o “Utopia Festival de Teatro - Arte Pulsando Emoção”.

O evento acontecerá na própria cidade, nas instalações do colégio CECOM, entre os dias 12, 13 e 14 de agosto.

Durante os três dias de evento, serão apresentados nove espetáculos de grupos diferentes da cidade de Salvador e região. Esses grupos se apresentarão com peças adultas, infantis e infanto-juvenis. 

Além das peças teatrais, cada noite será mediada também por artistas da Música Popular Brasileira da própria região e um grupo de dança de salão de Salvador.

Com isso, pretendemos dar continuidade ao evento que começamos ano passado para comemorar os dez anos do grupo. Além de educar a população para a apreciação da arte teatral, estaremos trazendo mais uma opção de lazer e convivência social.

Desde já contamos com a vossa presença!
Confira abaixo os espetáculos já confirmados!


Atenciosamente,
Grupo teatral Frutos da Utopia

"Utopia Festival de Teatro - Arte pulsando Emoção"






"Utopia Festival de Teatro - Arte pulsando Emoção"

Programação:

Sexta-feira 12/08/2011 a partir das 18 h:
Espetáculo: Rosinha e Sebastião
Voz e violão: Caio Simas
Espetáculo: Supresa

Sábado 13/08/2011 (sessão especial - Infantil às 15 h):
Espetáculo: Fábulas Fabulosas 


Sábado 13/08/2011 a partir das 18 h:
Espetáculo: Supresa
Grupo de dança: Corpo em Movimento
Espetáculo: Os prequetés 


Domingo 14/08/2011 a partir das 18 h:
Espetáculo: Pé de Pranta  
Voz e Violão: Alisson Morais
Espetáculo: A pena e a Lei


Ingressos antecipados R$ 5,00   //  Espetáculo Infantil – R$ 3,00 




_________________________________________________________________________



Confirmadíssimo!!!!!


Rosinha e Sebastião - A Comédia Popular

“A Gaiola é minha!!!”
Fundamentada na Literatura de Cordel, Rosinha e Sebastião é uma sátira de gozados eventos rurais da vida real, que mostra a alma cômica de elementares personagens como o fazendeiro, a criada, a fofoqueira, entre outros que giram em torno do intrigante casal Rosinha e Sebastião e a gaiola. Um romance hilariante que indaga ao espectador: Quais os limites de um amor sincero? Como amar seres tão... “Incomuns”? E afinal de contas se todo esse sentimento é mais valioso que uma gaiola.
“Rosinha e Sebastião” é um esplêndido espetáculo, escrito em uma linguagem acessível, que evidencia como a comédia, os altos e baixos da vida, os sentimentos sejam quais forem e o valor de uma gaiola, moldam nossos dias.

DIREÇÃO:
Sidnéia D'Saint
AUTOR:
Desconhecido
ADAPTAÇÃO:
Renata Salles
PRODUTORES:
Roberto Madder e Jully Costa


______________________________________________________

Confirmadíssimo!!!!!

Pé de Pranta


Pé de Pranta e a saga da coxinha.

“Pé de Pranta” e a saga da coxinha é um monólogo do ator João “Seu” Pimenta no qual vemos a história de um suposto recuperado da vida criminosa que só se mete em enrascadas e situações cômicas as quais ele ensina a lidar. Ao tempo que ele conta as histórias, dá dicas de como importar-se em diversas situações, desde assaltos até relações familiares. Tudo isso com muito humor e muita presepada, Pé de Pranta explica como ele sobreviveu ao assalto de oito coxinhas em uma lan house. Vale a pena conferir.


Confirmadíssimo!!!!!

OS PREQUETÉS
Cia Cabriola de Teatro



OS PREQUETÉS – diminuto
(versão para pequenas dimensões)

     A peça conta a história de uma menina que não gosta de cumprir regras porque acredita que elas são inúteis, até ser levada pela sua imaginação ao País dos Prequetés, um lugar onde as regras não existem.
     Ao misturar realidade e fantasia a peça consegue se aproximar do universo das crianças sem subestimar-lhes a inteligência e a capacidade que elas próprias têm de resolver seus problemas e inserir-se na realidade. De uma maneira inteligente e divertida o texto provoca a reflexão sobre o conceito de autoridade e convívio social.
     A estética da montagem busca no universo da cultura popular os elementos para a sua estruturação. O circo, o teatro, a ciranda, o carnaval, as brincadeiras do folclore brasileiro, são alguns dos referenciais utilizados.
     A peça ganhou o Prêmio Braskem de Teatro de 2008 e mais 07 prêmios e festivais.
     Esta é uma versão para atender a projetos com pequenas dimensões espaciais, mas com grande importância cultural, sem perder a qualidade artística.
           A realização é da Cabriola Cia de Teatro que tem em seu repertório trabalhos que atendem aos objetivos de produzir uma informação ampla e abrangente, disponibilizando conteúdos artísticos, permitindo o deleite estético e promovendo uma diversidade cultural através da oferta de programação diversificada, educativa e cultural a todas as faixas de público.



FICHA TÉCNICA:
Direção, Adaptção e Músicas: Heraldo Souza
Elenco: Etiene Bouças, Luiz Guimarães, Mariana Damásio e Heraldo Souza.
Figurinos: Etiene Bouças
Fotos: Aldren Lincoln
Realização: Cabriola Cia de Teatro
Contato: (71) 8629-1129 / 8262-1780 / 9618-0555 www.cabriola.eev.com.br
cabriola.ciadeteatro@hotmail.com

Utopia Festival de Teatro
Arte pulsando Emoção!

_________________________________________________________________________


Confirmadíssimo!!!!!

FABULAS FABULOSAS
Cia Cabriola de Teatro


Fábulas Fabulosas (infantil)
Esta peça faz parte do Projeto de Incentivo a Leitura e Contação de Histórias criado pela Cabriola Cia de Teatro. O Projeto teve início de 2009 com a peça “Quem Conta, Faz-de-Conta” (Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro como Melhor Espetáculo infanto-Juvenil de 2009) que faz várias apresentações em Salvador durante esses dois anos e participou de eventos como o Encontro de Culturas Populares e Identitárias na Bahia; FILTE 2010 – Festival Latino-Americano de Teatro na Bahia e foi convidada para representar o Brasil e a Bahia no V ENCUENTRO INTERNACIONAL DE MAESTROS Y ESCUELAS DE TEATRO. QUITO 2011. Uma realização da UNIVERSIDAD CENTRAL DEL EQUADOR - FACULTAD DE ARTES.
Em 2010 o projeto foi continuado com a peça “Histórias do Arco da Velha” que realizou quase 50 apresentações nas Bibliotecas Públicas e Espaços Culturais da cidade.
Fábulas Fabulosas é o terceiro trabalho desse projeto e o oitavo do repertório da Cabriola Cia de Teatro que atende aos objetivos de produzir uma informação ampla e abrangente, disponibilizando conteúdos artísticos, permitindo o deleite estético e promovendo uma diversidade cultural através da oferta de programação diversificada, educativa e cultural a todas as faixas de público. 
O Lúdico e o Pedagógico
A proposta principal da fábula é a fusão de dois elementos: o lúdico e o pedagógico. As histórias, ao mesmo tempo que distraem o leitor, apresentam as virtudes e os defeitos humanos através de animais. Acreditavam que a moral, para ser assimilada, precisava da alegria e distração contida na história dos animais que possuem características humanas. Desta maneira, a aparência de entretenimento camufla a proposta didática presente
Uma longa tradição
A fábula é um género que, apesar de muito antigo, continua a revelar-se de grande importância na literatura infantil contemporânea. As fábulas são histórias breves onde intervêm animais para ilustrar experiências e vivências próprias dos seres humanos. Originalmente, tanto podiam ser composições em prosa como em verso cuja particularidade consistia também numa dupla funcionalidade, a de divertir e instruir ao mesmo tempo.
No domínio restrito da literatura infantil, a fábula é considerada como um tipo de texto específico pertencente ao domínio da literatura tradicional, a par de outros, como o mito ou a lenda.
Trata-se de textos que, não sendo particulares de um determinado país ou região específica, se considera pertencerem ao folclore primitivo. Surgem alusões a este tipo de texto entre as obras literárias mais antigas do mundo, o que revela bem a sua persistência em termos culturais e literários.

Justificativa
Contar histórias (fazer de conta) é sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões, é uma possibilidade de descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos através dos problemas que vão sendo enfrentados (ou não), resolvidos (ou não), pelos personagens de cada história. Fazer de conta é uma fonte muito rica de incentivo à leitura. Além do prazer que proporciona à criança (e aos pais), contribui para educar-lhe o ouvido e a sensibilidade. Ver e ouvir histórias não é apenas um lazer, um passatempo; é, também, um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação – diz o diretor Heraldo Souza.


Utopia Festival de Teatro
Arte pulsando emoção.
  ______________________________________________________________________________________________


"Utopia Festival de Teatro - Arte pulsando Emoção"


__________________________________________________________________________________