Slide # 2

»

Slide # 2

»

quarta-feira, 28 de março de 2012

Para você que não teve a oportunidade de acompanhar o nosso programa ao vivo, ou que queria ouvir novamente... Segue abaixo o Sarau das últimas sextas-feira na íntegra.


E não esqueçam: toda sexta-feira na Mangabeira FM 87.9, das 14 às 16 horas!

Participem pelo nosso face ou pelo telefone (75) 3638-2519.

Acompanhe também pela MangabeiraFM.


10 de Fevereiro
Devido a um problema no computador do nosso colaborador, ele não teve como enviar algumas edições do programa para publicação no blog, porém o Problema já foi resolvido.
Segue o Sarau do dia 09 de março:
16 de Março
23 de Março

terça-feira, 27 de março de 2012


Ao teatro, sempre se lhe decretou a morte, sobretudo com o aparecimento do cinema, da televisão e agora dos meios digitais. A tecnologia invadiu os palcos e achatou a dimensão humana, tentou-se um teatro plástico, próximo à pintura em movimento, que deslocou a palavra. Houve obras sem palavras, ou sem luz ou sem actores, só manequins e bonecos numa instalação com múltiplos jogos de luzes. A tecnologia tentou converter o teatro em fogo de artifício ou em espectáculo de feira.
Hoje assistimos ao regresso do ator frente ao espectador. Hoje presenciamos o regresso da palavra ao palco.O teatro renunciou à comunicação em massa e reconheceu os seus próprios limites que lhe impõe a presença de dois seres frente a frente que comunicam sentimentos, emoções, sonhos e esperanças. A arte cenica está a deixar de contar histórias para debater ideias.O teatro comove, alumia, incomoda, perturba, exalta, revela, provoca, transgride. É uma conversa compartilhada com a sociedade. O teatro é a primeira das artes que se confronta com o nada, as sombras e o silêncio para que surjam a palavra, o movimento, as luzes e a vida.
O teatro é um fato vivo que se consome a si mesmo enquanto se produz, mas renasce sempre das cinzas. É uma comunicação mágica onde cada pessoa dá e recebe algo que a transforma.
O teatro reflete a angústia existencial do homem e desentranha a condição humana. Através do teatro, não falam os seus criadores, mas sim a sociedade do seu tempo.
No teatro os deuses e os homens falavam uns com os outros, mas agora o homem fala a outros homens. Por isso o teatro tem que ser maior e melhor do que a própria vida. O teatro é um ato de fé no valor de uma palavra sensata num mundo demente. É um ato de fé nos seres humanos que são responsáveis pelo seu destino.
Há que viver o teatro para entender o que se está a passar conosco, para transmitir a dor que está no ar, mas também para vislumbrar um raio de esperança no caos e no pesadelo quotidiano.




sexta-feira, 23 de março de 2012


Rosinha & Sebastião

Amanhã 24/03/2012 as 18:00 hs no I CIRCUITO DE TEATRO E DANÇA DO RECÔNCAVO em São Francisco do Conde - BA.

Vamos rir e nos emocionar com Sebastião, Rosinha, Criola, Heleno e muito mais.

2012 -Teatro em Todos os Cantos.  




I CIRCUITO DE TEATRO E DANÇA DO RECÔNCAVO

PROGRAMAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE

Arrastão Cultural

13:00 Arrastão Cultural (Fruto do Conde)
13:10 Grupo de Dança KRD Street Dance
13:20 Grupo de Teatro Energia Solar - Santo Amaro
13:40 Grupo de Dança complexo
13:50 Grupo de Dança Suor e Sedução
14:00 Arrastão Cultural
14:20 Grupo de dança as Danadinhas
14:30 Arrastão Cultural
14:40 Grupo de Teatro Desabafo Teatral – Cruz das Almas

PROGRAMAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE

Mercado Cultural

15:00 Coral Juventude Arte do Recôncavo
15:15 Mesa de Abertura (representação política e cultural)
15:35 Companhia de Teatro Elementos – Salvador
15:50 Companhia de Teatro e Dança Mandacaru -
16:05 Grupo de Dança brilho negro - Santo Amaro
16:15 Cia de Theatro Lapidarte – Simões Filhos
16:40 Mesa de Bate papo “Essência do Teatro e da Dança e o fortalecimento no recôncavo”
17:20 Grupo de Dança Viva a Natureza – Candeias
17:40 Grupo de Teatro Bejimirô –São Fco do Conde
17:55 Grupo de Dança – São Sebastião do Passe
18:10 Grupo Teatral Amor a Arte – Santo Amaro
18:25 Bando de Teatro Conexão – BTC – Saubara
18:40 Grupo de Dança - Saubara
18:50 Grupo Teatral Frutos da Utopia – Gov. Mangabeira 
19:20 Performasse e Hap.

Arte na alma e no coração viva ao teatro e a dança, viva ao recôncavo...!

quinta-feira, 15 de março de 2012


No dia 14 de março, quando se comemora o cinquentenário da fundação da cidade de Governador Mangabeira, rendemos homenagem, singela porém sincera, à nossa querida cidade, àqueles que a edificaram e a todos os que nela nasceram ou que nela vivem. Para isso, usamos poemas de Antônio Frederico de Castro Alves, o nosso querido Castro Alves, que também homenageamos neste dia. 

Celine Fernandes, vestida de Eugênia Câmara,
recita O Gondoleiro do Amor
A cidade tem em sua identidade a tranquilidade e simplicidade, características presentes em comunidades do interior. O índice de violência, comparado a cidades maiores, é muito baixo, quase inexistente. Um lugar onde a maioria das pessoas morre de velhice, depois de terem vivido os últimos dias de sua vida em um lugar sossegado. Governador Mangabeira, cidade pequena e de gente hospitaleira... onde todos se conhecem e vivem em harmonia... Chega a ser romântica como o Gondoleiro do amor...

Grato Oásis do viajante, Terra de lindo Primores, Tu és sultana da flores, Bela filha do sertão. Ai no regaço ameno, o lasso e triste romeiro, se esquece do amor primeiro, pois te dá seu coração. E assim, como no poema, nascia o Arraial que se transformaria em vila e depois cidade.
Valdiney dos Santos, surpreendeu o público
ao recitar Ode ao dous de Julho
Pertencente ao município de São Félix e posteriormente Muritiba, primeiro um pequeno arraial, depois Vila Cabeças quando servia de passagem para os tropeiros de viagem para Cachoeira na época da independência da Bahia, acredita-se que Governador Mangabeira também deu a sua contribuição para este ato histórico. Porém a pequena vila notou seu potencial e também queria ter a sua história de libertação!

Como bem diz a letra do nosso hino municipal, escrito por Nalinaldo Mello e Adilson Cruz: Fostes Cabeças no passado, Riqueza no tabaco e pecuária também, vários coronéis fizeram de ti Refém! Hoje tu és diferente: tens um solo onde planta tudo dá. E de Cabeças tu tens a mente, de um povo que quer te libertar!

Jhon Gonçalves recita
"Meu Segredo"
Com a evolução dos tempos, os filhos da Vila Cabeças, sonhando com a sua emancipação, desejaram separar a sua vila do município de Muritiba. Desejavam também trocar o seu nome inexpressivo e de triste origem. Os filhos eram muitos e não podiam mais guardar o seu desejo como num segredo.
De acordo com o Diário Oficial de 15 de março de 1962, com a sanção da lei n° 1.639 de 14 de março de 1962, pelo então Governador General Juracy Montenegro Magalhães, estava criado o município com o nome do ilustre baiano Governador Mangabeira.

Não possuímos estruturas de cidade grande, porém temos outros valores que cidades maiores às vezes perdem em meio ao seu trânsito frenético e ritmo acelerado, como o ilustre poeta Castro Alves bem poetizou:

“Que importa por longas terras
Se ostentem mil maravilhas?
Paris, Nápoles, Servilha,
Não têm os atrativos teus.
Em vez de luxo – tem flores,
Em vez de sedas – perfumes,
Em vez de bailes, os lumes
Das estrelinhas do céu”.

PARABÉNS GOVERNADOR MANGABEIRA PELOS SEUS 50 ANOS!
NÓS FAZEMOS PARTE DESSA HISTÓRIA!

terça-feira, 13 de março de 2012









Este ano, o município de Governador Mangabeira completará cinquenta anos de emancipação política, sonho que se concretizou em 14 de março de 1962, quando a Vila de Cabeças, então pertencente ao município de Muritiba, passou a ser chamada cidade de Governador Mangabeira. 

E apartir das 08:30 nós do Frutos da Utopia estaremos prestando homenagem a nossa cidade linda e maravilhosa, PARABÉNS GOVERNADOR MANGABEIRA QUE TENHA VIDA ETERNA! 



2012 -Teatro em Todos os Cantos. 

segunda-feira, 5 de março de 2012


2012 -Teatro em Todos os Cantos.