Slide # 2

»

Slide # 2

»

segunda-feira, 13 de setembro de 2010







O Centro Cultural Ensaio, realizou no início do mês de setembro um festival de teatro amador (e neste caso, o 'amador' pode ser interpretado como 'quem ama o que faz' porque só tinha grupo bom!).
O festival que teve a duração de sete dias premiou quatro grupo em categorias diferentes.
O Frutos da Utopia também se fez presente levando a alegria da comédia popular Rosinha e Sebastião para as pessoas que ocuparam a sala Paulo Otran no Centro de Cultura Ensaio, em Salvador.
Não trouxemos prêmios concretos, porém o sorriso sincero do público que aplaudia valia por tudo!
Veja as fotos:
Mais informações:

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Texto e fotos: Juliana Rezende


No último dia 31 de setembro de 2010 aconteceu o encontro dos selecionados no Edital Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido em Feira de Santana – Bahia. O encontro teve como objetivo assessorar os novos projetos selecionados; orientar quanto a implementação do projeto; esclarecer quanto a elaboração do relatório final, e fomentar a formação de redes culturais de circulação e cooperação mútua fortalecendo e descentralizando assim a cultura brasileira, e neste caso, baiana. O encontro contou com a presença de 41 cidades, 43 projetos selecionados e 86 pessoas. O projeto foi idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Articulação Institucional e da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) em parceria com o Estado, o Instituto de Nordeste de Cidadania (INEC) e o Banco do Nordeste Brasil (BNB).




Ronei Batista e Eliete do Espírito Santo viajaram mais de seis horas para chegar ao Centro de Cultura Amélio Amorim, aonde acontecia o evento. Eles saíram da cidade de João Dourado, situada a 445 km da capital e a 25 km de Irecê, chegaram às 3h e aguardaram até às 8h, horário marcado para o início do fórum. Foram selecionados com o projeto “Juventude e Teatro: Aprendendo e Partilhando”, com o apoio da igreja católica de sua cidade.


Na Bahia, ao todo foram inscritos 1.116 projetos, dos quais foram selecionados 243, sendo 42 na áreas de Artes cênicas, 78 de artes integradas; 18 de Audio-visual; 17 de literatura, 58 projetos de música e outros, sendo repassado ao todo o valor de R$ 3.061.742,28.


O Grupo Teatral Frutos da Utopia, de Governador Mangabeira – Bahia, também foi selecionado com o projeto “Rosinha e Sebastião – Uma comédia popular”. Um dos objetivos do grupo é circular com a peça pelas cidades do Recôncavo Baiano, em escolas, praças e feiras, com apresentações sempre gratuitas contemplando também a sua cidade. A história é baseada em literatura de cordel e mostra as façanhas do povo nordestino com muita graça e emoção. Uma das cidades selecionadas para fazer parte do projeto é Cachoeira, confira na programação abaixo.


O encontro terminou às 17h com a formalização da rede cultural proveniente dos grupos de discussão que expuseram as suas propostas. Algumas pessoas aproveitaram ainda para mostrar o produto de seus projetos, como filmes e livros, além de performances, como dança e música.